Notícias

Blancpain Sprint Series: BMW Team Brasil luta para voltar ao pódio na Eslováquia

A equipe brasileira BMW Team Brasil retorna, neste fim de semana, ao circuito Slovakia Ring, na Eslováquia, com um sentimento especial para a disputa da quarta etapa do Blancpain Sprint Series. Foi nesta pista, na temporada 2013, que os mecânicos do time conquistaram pela primeira vez o prêmio do Pit Stop Challenge, feito que se repetiu neste ano, na disputa em Brands Hatch (Ing). O time patrocinado pelo Banco do Brasil espera que, em uma das pistas mais longas do calendário, aconteça a arrancada do elenco na tabela de classificação. A quarta etapa terá transmissão ao vivo das duas corridas no canal SporTV (uma no sábado, 23, e outra no domingo, 24). A RedeTV! vai exibir a segunda corrida no domingo às 14h30.

Depois dos resultados pouco favoráveis na última etapa, em Zandvoort (Hol), as duplas brasileiras estão animadas para buscar a recuperação e os importantes pontos no campeonato. Nesta etapa, o BMW Team Brasil contará, mais uma vez, com a presença de Valdeno Brito, no lugar de Nelsinho Piquet, formando dupla com o gaúcho Matheus Stumpf, a bordo do BMW Z4 #30. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez seguem acelerando o outro carro da equipe brasileira (o BMW Z4 #0).

Sérgio Jimenez relembra que em 2013 o início dos trabalhos na Eslováquia foi complicado, mas ao longo do fim de semana, a reação apareceu. Desta vez, ele espera que tudo comece bem e que o resultado seja ainda melhor. “No ano passado, tivemos um começo ruim, com problemas no carro. Não treinamos, e a minha primeira volta foi na largada da corrida 1. Mas, tivemos uma impressionante recuperação. Espero que desta vez possamos começar e terminar melhor do que foi em 2013”, diz o paulista.

O companheiro de Cacá Bueno no BMW Z4 #0 está otimista, mas reconhece que o BOP (balance of performance) do modelo BMW ainda não é o ideal. “Claro que eu espero que a nossa maré de azar tenha ficado na Holanda. Sempre estamos otimistas. A equipe tem trabalhado muito e todos nós queremos mais esses dois troféus. Mas, temos que ser realistas. Estamos no limite do acerto do carro. Eu e o Cacá estamos pilotando no limite o tempo todo. Vamos continuar buscando com a BMW e com a SRO alguma coisa para melhorar o desempenho do motor”, considera.

Cacá Bueno também está otimista. E acredita que o bom conhecimento sobre a pista, e a melhora natural em todo o elenco poderá contribuir para os bons resultados. “Nesse fim de semana temos tudo para fazermos um bom resultado. E a expectativa é boa. Estamos vindo de um resultado ruim, na Holanda, onde vários detalhes nos impediram de ter um bom fim de semana. O Slovakia Ring é um circuito onde devemos andar bem, pois já conhecemos a pista. Andamos lá no ano passado, e apesar do meu carro ter tido um problema na etapa de 2013, o outro BMW Z4 da equipe andou bem, brigou por pódio e acabou em quarto (na Pro Cup). Além disso, temos neste ano, uma melhora e uma evolução natural da equipe. Talvez, não seja a pista mais favorável da temporada para nosso carro, como foi em Brands Hatch, mas todos esses detalhes podem nos ajudar a chegar novamente no pódio. É o que queremos”, declara animado o carioca, que ao lado de Jimenez já subiu ao pódio três vezes este ano.

O gaúcho Matheus Stumpf, que novamente vai dividir a condução de sua máquina com Valdeno Brito, aposta em seu constante aprendizado e no bom entrosamento com a equipe. “O circuito de Slovakia Ring é bem técnico pelo tipo de curvas que possui. Acredito que vai ser um desafio interessante, e temos possibilidades de um bom resultado pelo histórico do carro na pista. Venho aprendendo a cada corrida, seja pela experiência do time, pelo carro ou pela pista. Além disso, tenho um ótimo relacionamento com os dois pilotos (Nelsinho e Valdeno). E estou confiante em uma boa etapa”, comenta o piloto do Rio Grande do Sul.

Para o paraibano, Valdeno Brito, novamente é uma satisfação poder voltar a defender as cores do BMW Team Brasil. Ele quer ajudar a equipe a conquistar importantes pontos no campeonato. “Minhas expectativas são boas, embora eu terei que me adaptar ao traçado, pois ele é totalmente desconhecido para mim. O Slovakia Ring é muito longo, com curvas de alta, o que é bom para nosso carro, mas ao mesmo tempo com longas retas, que acabam nesse sentido, não sendo tão bom para nós. De qualquer forma, meu objetivo é ajudar a equipe a somar o maior número de pontos possíveis, para que ela continue a ser uma das principais do evento”, diz Brito, que em sua última participação, em Brands Hatch, contribuiu para que o BMW Z4 #30 pontuasse nas duas corridas e chegou a brigar pelo pódio na disputa derradeira.

O canal SporTV vai transmitir as duas disputas da quarta etapa do Blancpain Sprint Series ao vivo (sábado às 9h45 de Brasília e domingo às 7h40). Enquanto que a Rede TV! exibe às 14h30 de domingo a segunda corrida do fim de semana.

Programação da 4ª etapa no Slovakia Ring (horário de Brasília):
Sexta-feira, 22
Das 4h30 às 5h50: Treino livre 1
Das 9h30 às 10h50: Treino livre 2

Sábado, 23:
Das 4h55 às 5h55: Classificação
Das 9h45 às 10h45: Corrida Classificatória (transmissão ao vivo no SporTV)

Domingo, 24:
Das 3h10 às 3h30: Warm-up
Das 7h40 às 8h40: Corrida Principal (transmissão ao vivo no SporTV)

Classificação do Campeonato (após três etapas /seis corridas – top-10):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 69 pontos
2 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 61
3 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
4 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 27
6 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 25
7 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
8 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 20
9 Robert Renauer/ Jaap van Lagen (Tonino Team Herberth Porsche 997 GT3 R) 16
10 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13
11 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 11
14 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 7
16 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

  • Tags:
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: