Notícias

Blancpain Sprint Series: Time brasileiro sofre com batidas e mira prova de recuperação neste domingo

O time brasileiro – patrocinado pelo Banco do Brasil – começou o sábado (5) bem, colocando seus dois carros modelo BMW Z4 entre os dez primeiros no grid para a Corrida Classificatória no circuito de Zandvoort, na Holanda. Cacá Bueno/Sérgio Jimenez ficou em oitavo, enquanto Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf em décimo no treino de classificação.

A expectativa era de avançar durante a prova, e garantir outros pontos no campeonato. Mas incidentes durante a corrida, como batidas e rodadas, além da chuva forte em Zandvoort e de intervenções do safety car, fizeram a equipe BMW Team Brasil terminar a primeira corrida da terceira etapa do Blancpain Sprint Series fora da pontuação. Bueno/Jimenez abandonou, após um incidente na largada, que causou um furo no pneu. Stumpf/Piquet ficou bem próximo da zona de pontos, mas uma rodada no final fez a dupla completar em 12º. Vale lembrar que na disputa 1, somente os seis primeiros pontuam e recebem pontuação menor, do que na Corrida Principal, que acontecerá neste domingo (6).

Com o resultado de hoje, a equipe vai buscar uma prova de recuperação na Corrida Principal, com largada às 6h45 e transmissão ao vivo do SporTV, além de exibição às 14h30 na Rede TV!. Como o resultado da Corrida Classificatória define a ordem de largada para a segunda disputa, Nelsinho e Matheus vão largar do meio do grid com o BMW Z4 #30, em 12º. No carro #0, Bueno e Jimenez vão sair do último lugar, uma vez que não completaram a prova.

A dupla do BMW Z4 #30 tinha um bom ritmo de corrida, Nelsinho Piquet, que está retornando ao elenco verde e amarelo, fez boa largada e buscava posições. No pit stop, entregou o carro em oitavo para Matheus Stumpf que voltou à pista em sétimo. O gaúcho chegou a ocupar a sexta posição, lugar que provavelmente terminaria, se não fosse uma rodada no final. Com o incidente, ele completou a prova em 12º.

Piquet lamentou o resultado, mas espera fazer uma boa prova de recuperação neste domingo. “Foi uma corrida complicada. Começou com pista úmida, depois ficou seco e aí voltou a chover. E no final, infelizmente, tivemos um incidente e acabamos ficando lá atrás. Amanhã é um dia de recuperação e vamos fazer o máximo para tentar ficar ali entre os cinco ou seis primeiros. Vamos concentrar para buscar o máximo de pontos possíveis”, analisou Nelsinho.

Matheus Stumpf ficou chateado por não ter conseguido marcar pontos. Mas ele espera um clima mais estável neste domingo e pista seca pra buscar a recuperação. “Foi uma corrida bem difícil por causa das adversidades. Quando assumi o carro, estava com um ritmo bom e fiz ultrapassagens, porém fui tocado e rodei. Continuei a corrida buscando ganhar posições, até que faltando uma volta arrisquei demais, e acabei ficando preso fora da pista. Pelo que parece, o tempo vai secar, segundo as previsões climáticas, então vamos voltar ao acerto original do carro e buscar fazer uma corrida de recuperação”, disse o gaúcho.

A outra dupla da equipe não teve sorte neste sábado. Sérgio Jimenez largou bem, mas levou um toque da Ferrari #90, do italiano Alessandro Balzan. Jimenez caiu pra último, com o pneu dianteiro direito furado no toque. Ele foi para os boxes, trocou o pneu, tentou voltar, mas abandonou pouco tempo depois.

O paulista, o único que chegou a andar na corrida deste sábado com o BMW Z4 #0, também estava chateado ao final da prova. Ele sabe que, ao lado de Cacá Bueno, terá dificuldades na disputa de amanhã. “Foi uma pena a batida. Eu larguei super bem, coloquei do lado da Ferrari e na freada ele me jogou pra esquerda, bateu forte no meu carro, quase rodei e fui pra grama, mas consegui controlar um pouco. O carro entortou bastante. Hoje era uma corrida ´ideal´ porque choveu muito, teve o safety car, para nós seria ótimo. Amanhã o jeito é largar bem e tentar fazer o máximo de pontos possíveis. Vai ser difícil, porque a pista é complicada de ultrapassar e nós não temos tanta velocidade de reta, mas confiamos em um bom ritmo em outros setores do circuito”, declarou Jimenez.

O brasileiro César Ramos, que corre ao lado do belga Laurens Vanthoor na equipe Belgian Audi Club, terminou no pódio, com a conquista do terceiro lugar. Os vencedores foram Hari Proczyk e Jeroen Bleekemolen, que largaram na pole com uma Lamborghini FLII. Maximilian Buhk e Maximilian Gotz, com uma Mercedes SLS AMG GT3, ficaram em segundo e mantiveram a liderança da temporada (57 pontos). Apesar do resultado, Jimenez/Bueno segue em terceiro no campeonato, com 33 pontos. Matheus Stumpf se manteve em 11º, com 7 pontos. Nelsinho Piquet ainda não pontuou na temporada.

Resultado Corrida Classificatória – top-6:
1 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) 30 voltas
2 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), a 0.408
3 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 2.245
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 3.290
5 Dominik Baumann/Thomas Jager (BMW Sports Trophy Team Schubert), a 5.263
6 Robert Renauer / Jaap Van Lagen (Tonino Team HeberthPorsche 997 R GT3), a 5.480
12 Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a uma volta
20 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) – não completou

Classificação do Campeonato – (top-10):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 57 pontos
2 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 51
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 26
4 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 23
6 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
7 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13
10 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 11
8 Alex Zanardi (Roal Motorsport BMW Z4), 10
9 Niki Mayer-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra), 8
11 Valdeno Brito/Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 7

  • Tags:
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: