Notícias

BMW Team Brasil anuncia disputa dos dois campeonatos em 2015

Equipe brasileira participará das sete etapas do Sprint e das cinco corridas do Endurance Series e vai em busca de vitórias e da briga pelo título. Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Valdeno Brito já estão confirmados nos BMW Z4 #0 e #77

O BMW Team Brasil inicia em 2015 sua terceira temporada no principal campeonato de Gran Turismo do mundo com novidades. O time, que tem o apoio da BMW do Brasil, disputará este ano os dois campeonatos do Blancpain GT Series: o Sprint (sete etapas, com corridas curtas) e o Endurance (cinco etapas, com provas de longa duração). Nas duas primeiras temporadas na Europa, a equipe – comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra – participou apenas do Sprint Series.

No BMW Z4 #0, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez mantêm a parceria bem sucedida de 2014 nas provas de Sprint e que resultou na conquista de quatro pódios. Nos próximos dias, a equipe anunciará o companheiro da dupla nas provas de endurance.

No BMW Z4 #77, o paraibano Valdeno Brito – que participou de duas provas no ano passado, mostrando grande performance – já está garantido. As vagas de seus companheiros ainda estão sendo negociadas.

Em busca de melhorias, que proporcionarão mais competitividade ao BMW Z4, Hermann e Bezerra estiveram na Alemanha, na última semana, em reunião com os engenheiros e diretores da BMW Motorsport. “Discutimos vários aspectos de melhorias do carro e vamos levar a proposta à SRO (organizadora da GT Series). Estamos confiantes. O carro é competitivo, mas sofre na equalização da categoria com relação aos demais concorrentes”, destacou Hermann, Team Principal da equipe brasileira.

“A expectativa é a melhor possível e vamos com tudo para disputar o título de 2015. Em igualdade com os outros carros e com os ótimos pilotos que temos, acredito que formaremos uma das melhores equipes do campeonato”, continuou Hermann.

Pentacampeão da Stock Car, Cacá está entusiasmado com o novo desafio e otimista com relação ao desempenho do BMW Z4 nas provas de endurance. “Disputar os dois campeonatos é um avanço natural da equipe. Tivemos em 2013 um primeiro ano de aprendizado e, no meu ponto de vista, pelas condições que tínhamos em 2014, fizemos um excelente trabalho. Mesmo não tendo disputado uma etapa, eu e o Jimenez ficamos em sexto no campeonato, conquistamos vários pódios e agora vamos para um desafio ainda maior, fazendo os dois campeonatos, com um calendário europeu completo. Já temos mais experiência com as pistas, conhecemos melhor os adversários e estou bem entusiasmado, principalmente com as corridas longas, onde nosso carro se enquadra melhor e teremos chances de brigar pelas vitórias”, declarou o piloto carioca.

Jimenez, assim como Cacá, está com a equipe desde o início do projeto na Europa. No primeiro ano, correu ao lado de Ricardo Zonta. E em 2014 já iniciou a parceria com o pentacampeão da Stock Car. “Fazer parte da equipe pela terceira temporada é uma honra e repetir a dupla com o Cacá só motiva e nos dá mais ânimo, pois a união entre os dois pilotos é de extrema importância para o acerto do carro e sincronia no final de semana. Conquistamos quatro pódios no ano passado. A vitória escapou por pouco. Então, espero só o melhor de 2015. O endurance vem para acumular e nos ajudar ainda mais no desenvolvimento da equipe e do carro”, disse o piloto paulista, que ao lado de Cacá conquistou um segundo e três terceiros lugares na temporada passada.

Valdeno Brito, que foi bicampeão na equipe de Hermann e Bezerra na GT Brasil, está muito animado em voltar ao elenco, agora como titular absoluto. “Estou muito feliz pelo convite. Desde as duas corridas que fiz no ano passado, o desejo de fazer o campeonato todo só aumentou. Tenho o sonho de fazer provas longas, como as 24 horas de Spa, uma das principais pistas do mundo, e poder fazer isso com um time brasileiro, realmente me deixa muito animado e feliz. O mais importante é que o time já se conhece bastante. Eu conheço o Hermann e o Washington, também conheço os engenheiros e mecânicos e eles também já conhecem meu trabalho, então já existe um bom entrosamento. Temos as expectativas de algumas melhorias no carro, e com isso, aumentamos as chances de estar mais frequentemente no pódio. Estou bem animado em fazer um grande resultado”, ressaltou o piloto natural da Paraíba, que em 2014 ficou bem próximo de um pódio e quase venceu a prova de Brands Hatch (Ing). Os melhores resultados do piloto, que correu ao lado de Matheus Stumpf, foram dois quarto lugares nas corridas classificatórias de Brands Hatch e Slovakia Ring, na Eslováquia.

Além dos pódios dos pilotos, em 2014, a equipe brasileira também venceu duas vezes o Pit Stop Challenge, com o pit stop mais rápido do final de semana nas etapas de Brands Hatch e Baku, no Azerbaijão. Cacá e Jimenez, mesmo sem disputar uma das etapas do ano passado, que coincidiu com o calendário da Stock Car, ficaram em sexto no campeonato e foram a melhor BMW na temporada. Entre as equipes, o time brasileiro também foi o melhor representante da montadora alemã, terminando em quarto lugar.

Os preparativos da equipe brasileira para a temporada começam no início de março, com um teste privado no Algarve, em Portugal. A categoria também terá testes oficiais nos dias 11 e 12 de março (Paul Ricard /Fra) e 17 e 18 de março (Misano / Ita). A temporada começa nos dias 4, 5 e 6 de abril, em Nogaro, na França, com a primeira etapa do Sprint Series.

Com “carros dos sonhos”, a GT Series disputa a temporada por diversos países da Europa e as provas de endurance acontecem em pistas tradicionais, como Monza (Ita), Silverstone (Ing), Nurburgring (Ale), sem contar a famosa 24 Horas de Spa, na Bélgica.

Confira os calendários da temporada 2015:

11 -12 de Março: Blancpain Endurance Series Testes Oficiais / Paul Ricard (Fra)
17 – 18 de Março: Blancpain Sprint Series Testes Oficiais / Misano (Ita)
4 – 6 de Abril: Nogaro (Fra) – Sprint
11 – 12 de Abril: Monza (Ita) – Endurance 3 horas
9 – 10 de Maio: Brands Hatch (Ing) – Sprint
23 -24 de Maio: Silverstone (Ing) – Endurance 3 horas
5 – 7 de Junho: Zolder (Bel) – Sprint
19 – 20 de Junho: Paul Ricard 1000 (Fra) – Endurance 1000 km
24 de Junho: Testes Oficiais Total 24 Horas de Spa (Bel) – Endurance
3 – 5 de Julho: Moscou (Rus) – Sprint
23 -26 de Julho: Total 24 Horas de Spa (Bel) – Endurance 24 horas
4 – 6 de Setembro: Algarve (Por) – Sprint
19 – 20 de Setembro: Nürburgring (Ale) – Endurance 3 horas
2 – 4 de Outubro: Misano (Ita) – Sprint
24 – 25 de Outubro: Baku World Challenge (Aze) – Sprint

  • Tags: BlancpainEnduranceSeries, BlancpainSprintSeries, BMWTeamBrasil, Endurance Series, Sprint Series, Temporada 2015, Torcida Brasil,
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: