Notícias

BMW Team Brasil encerra temporada de estreia no Endurance e foca na decisão do Sprint

O trio Bueno/Jimenez/Fraga completa etapa em Nurburgring em 17º na Pro Cup, seguido pelos companheiros Brito/Abreu/Stumpf. Time brasileiro foca agora nas duas etapas finais do Sprint Series, onde é vice-líder entre as equipes

Fim da temporada 2015 do Blancpain Endurance Series. A quinta e última etapa de 2015 das provas de longa duração aconteceu neste domingo (dia 20) no lendário circuito de Nurburgring, na Alemanha, e contou com a participação de 55 carros.

No BMW Team Brasil, os trios Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga e Valdeno Brito/Átila Abreu/Matheus Stumpf encerraram a etapa em 21º (17º na Pro Cup) e 25º (18º na Pro), respectivamente. Esta foi a primeira temporada do time brasileiro na série de longa duração. No Sprint Series, com provas mais curtas, o time já está em seu terceiro campeonato na Europa.

A vitória neste domingo ficou com a McLaren 650 S GT3 #58 do trio Shane van Gisbergen, Rob Bell e Kevin Estre. Já o título da temporada foi para os pilotos Katsumasa Chiyo, Wolfgang Reip e Alex Buncombe, da equipe Nissan GT Academy Team RJN, que chegaram em terceiro em Nuburgring com o Nissan GT-R Nismo GT3 #23.

O BMW Team Brasil encerra sua temporada de estreia no Endurance com o melhor resultado conquistado nas 24 Horas de Spa, quando Bueno, Jimenez e Fraga ficaram em sétimo lugar na Pro Cup.

O foco agora se volta para as duas últimas etapas do Sprint Series, onde o time brasileiro é o vice-líder entre as equipes. Abreu e Brito estão em terceiro no campeonato e ainda têm chances matemáticas de título. Eles já subiram ao pódio quatro vezes: dois segundos lugares em Brands Hatch (Ing), um terceiro em Zolder (Bel) e um segundo em Moscou (Rus). Bueno e Jimenez aparecem em 11º na temporada. A próxima etapa será no dia 4 de outubro, em Misano (Ita).

Após a etapa em Nurburgring, Jimenez contou que o dia já começou difícil, com a confusão no classificatório, que teve chuva e bandeira vermelha.

“A classificação foi uma bagunça. Choveu no meio do treino e não conseguimos colocar uma volta limpa. Por isso, ficamos muito atrás. Na corrida, eu larguei em 40º e com a primeira parada fomos para 19º no geral. O Cacá se manteve ai e, na hora de entregar o carro para o Fraga, ficou muita confusão nos boxes, porque os dois carros da equipe entraram juntos para aproveitar o Safety Car na pista, mas acabamos perdendo tempo”, contou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo, que divide o BMW Z4 #0 com Bueno e Fraga.

Átila Abreu também avaliou o desempenho do BMW Z4 #77 na prova e comentou sobre o problema no último pit. “Largamos em 37º e o Valdeno veio bem no stint dele. Fizemos a primeira parada, que foi boa e ganhamos posições, ficando entre os 20 primeiros. Entrei na pista e o rendimento do carro estava bom, só algumas dificuldades para ultrapassar por falta de motor nas retas. Na última parada, como estava com o Safety Car, vários carros entraram ao mesmo tempo nos boxes, inclusive os dois carros da equipe. Achávamos que seria a melhor estratégia, mas acabou não dando certo. Faltou espaço nos boxes para os carros na hora de sair e acabamos voltando lá atrás, em 30º. O Stumpf ainda avançou algumas posições, mas foi uma pena ter acontecido isso, porque poderíamos ter chegado entre os 12 primeiros. Mas serviu como aprendizado para a equipe nas corridas de longa duração”, acredita Abreu.

Apesar dos problemas, o gaúcho Stumpf considerou a corrida boa e ficou satisfeito por conseguir recuperar um pouco na parte final, depois da perda de posições nos boxes. “A corrida foi boa. Conseguimos largar bem e nos livrar de acidentes. O carro era bom e constante, o que nos permitiu ganhar posições. Mas a última parada acabou sendo uma confusão e perdemos muitas colocações. Ainda consegui recuperar várias posições e, neste momento, éramos um dos carros mais rápidos na pista”, completou o piloto.

Confira os melhores em Nurburgring na categoria Pro Cup (Top-10):
1 Shane van Gisbergen, Rob Bell, Kevin Estre (Von Ryan Racing McLaren 650 S GT3) 88 voltas
2 Guy Smith, Andy Meyrick, Steven Kane (Bentley M-Sport Bentley Continental GT3) a 14s183
3 Katsumasa Chiyo, Wolfgang Reip, Alex Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN Nissan GT-R Nismo GT3) a 19s161
4 Jean-Karl Vernay, Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 19s650
5 Andy Soucek, Maxime Soulet, Maximilian Buhk (Bentley Continental GT3) a 33s393
6 Adrian Zaugg, Giovanni Venturini, Mirko Bortolotti (GRT Grasser Racing Team Lamborghini Huracan) a 37s386
7 Miguel Molina, Gregory Guilvert, Christopher Mies (Sainteloc Audi R8 LMS Ultra) a 38s612
8 Sean Walkinshaw, Martin Plowman, Craig Dolby (Nissan GT-R Nismo GT3) a 45s368
9 Hubert Haupt, Abdulaziz Al Faisal, Yelmer Buurman (Black Falcon Mercedes SLS AMG GT3) a 58s884
10 Rory Butcher, Ahmad Al Harthy, Stefan Mücke (Oman Racing Team Aston Martin Vantage GT3) a 1min03s406
17 Felipe Fraga, Caca Bueno, Sergio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1min58s200
18 Valdeno Brito, Atila Abreu, Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1 volta

Classificação final da temporada do Blancpain Endurance Series (Top-5):
1 Katsumasa Chiyo 62 pontos
Wolfgang Reip 62
Alex Buncombe 62
2 Guy Smith 59
Andy Meyrick 59
Steven Kane 59
3 Frank Stippler 56
Stéphane Ortelli 56
4 Shane Van Gisbergen 54
Rob Bell 54
Kevin Estre 54
5 Markus Palttala 49
Lucas Luhr 49
22 Felipe Fraga 8
Sérgio Jimenez 8
24 Cacá Bueno 6
26 Átila Abreu 2

Para mais informações sobre a equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Informações para Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Gabriely Menezes
Tel: 11 4116-5509
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / gabriely@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

  • Tags: 5ª etapa, Blancpain Endurance Series, BMW Team Brasil, Endurance, Nürburgring,
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: