Notícias

BMW Team Brasil faz sua estreia na competição neste fim de semana em Monza

Elenco brasileiro começa agora um novo desafio, que são as provas mais longas. Time comandado por Antonio Hermann e Washington Bezerra contará com o retorno de seus pilotos titulares

Depois da estreia com vitória no Sprint Series, em Nogaro (Fra), na última segunda-feira, o BMW Team Brasil se prepara agora para um novo desafio: a estreia no campeonato Blancpain Endurance Series. A primeira etapa do ano, neste fim de semana (dias 11 e 12) terá uma prova com duração de três horas que acontece em Monza (Ita). A disputa será mostrada ao vivo pelo canal a cabo SporTV. O elenco verde e amarelo contará com seus pilotos titulares na busca por outro bom resultado: Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga, no BMW Z4 #0. No outro carro da equipe, o BMW Z4 #77, o trio que representará o Brasil será Átila Abreu, Valdeno Brito e Ricardo Sperafico.

Entre os pilotos e a equipe, o clima é de otimismo e ansiedade. Todos querem acelerar logo o modelo BMW Z4 e conferir as configurações e mudanças feitas no equipamento. Além disso, todo o elenco vive a expectativa para a estreia no Endurance Series, que são provas um pouco mais longas do que as corridas do Sprint (que têm uma hora de duração).

Cacá Bueno está confiante, devido às mudanças no carro e no regulamento. O carioca destaca que a equipe tem um bom time para buscar os melhores resultados. “Acredito que neste ano o regulamento esteja um pouco mais equilibrado e isso, claro, é bom para gente. A expectativa para Monza é boa. Temos ótimos pilotos e todos muito consistentes. E com mais de 50 carros no grid, certamente será uma corrida ainda mais disputada que o Sprint Series. Além disso, como já corri Las 84 Horas de Buenos Aires, fico mais animado para uma prova deste tipo, mais longa”, disse.

Sérgio Jimenez também vive a expectativa para a estreia no Endurance. “Não conheço o circuito. E também nunca fiz provas mais longas, somente no kart. Mas essa prova é longa e ao mesmo tempo não é. Afinal são apenas três horas e cada piloto vai guiar por uma hora, algo que já estamos acostumados. Nós temos que usar essa prova pra começar, desde já, a preparação para as 24 horas, pois a equipe também não tem experiência em provas longas. Vamos ver os desgastes de pastilha, discos e do carro em si. A expectativa é boa. Estamos repetindo a parceria com o Cacá, mesma equipe, mesmo carro, e parece que melhoraram o Balance Of Performance (BOP), tudo isso é bom. Monza tem muita reta e espero que o carro se comporte bem”, declarou.

Felipe Fraga revelou que está bem animado para sua estreia com a equipe BMW Team Brasil no Blancpain Endurance Series. “Estou muito animado para a minha estreia com a equipe. Sei que o time é bom, o carro e meus parceiros são rápidos. Além do mais, já conheço a pista e isso ajuda, pois vou chegar ao traçado pronto para pegar mais quilometragem. Acho que a vitória em Nogaro (na última segunda), mais o fato de sermos todos brasileiros, tudo isso é um estimulo a mais para todos”, disse o caçula do elenco, com 19 anos.

Átila Abreu também está animado para estrear como piloto titular da equipe. “Acompanhamos a corrida de segunda-feira daqui e ficamos muito contentes com o resultado. As mudanças que foram feitas no motor do carro deram mais potencial ao BMW Z4. Talvez, em algumas pistas, ainda tenhamos dificuldades, já que o carro tende a ser melhor de saída de curva do que de reta, mas estamos mais confiantes”, contou.

Ele falou sobre as expectativas para a etapa inaugural do Endurance. “Agora o desafio é a prova de endurance, que tem uma proposta diferente, mais longa e o principal objetivo é não quebrar. Então é preciso trabalhar bem o ritmo de volta, sem se preocupar tanto com a velocidade, porque se não quebrar, as chances de chegar e pontuar são grandes. Monza é uma pista de alta, então vamos ver como o carro irá se comportar. Estou bem animado. Nunca fiz provas de longa duração, mas serão só três horas, uma pra cada piloto, então não foge muito do que estou acostumado ultimamente. O grid estará bem forte, com equipes e carros diferentes do Sprint também, então vamos ter de aprender bastante no fim de semana. Não conheço o circuito de Monza, apenas por jogos, mas vamos chegar um dia antes e tentar aproveitar para conhecer mais os detalhes do traçado”, observou.

Valdeno Brito também reforçou que a vitória na abertura do Sprint dá mais motivação a toda equipe. “Estamos animados depois da vitória da equipe em Nogaro (na abertura do Sprint Series). Apesar de que, no Endurance, a organização vai mudar o uso do restritor, então devemos ter menos potência do que o carro teve na França, porém deve ser mais do que tínhamos no ano passado. Estou animado e ansioso para testar as novas configurações do equipamento. Não conheço essa pista, mas pelos estudos e treinos no simulador, observei que é uma pista de longas retas e poucas curvas e não será difícil a adaptação. Esse é um campeonato muito disputado, com mais de 50 carros do grid. Mas, vamos confiantes e trabalharemos para começar com o pé direito, em busca de uma boa estreia”, disse.

Ricardo Sperafico, que esteve em Nogaro na primeira etapa do Sprint, também estará no grid do Endurance Series. Ele será o companheiro de Átila e Valdeno e tem boas expectativas para a etapa italiana. “A expectativa é a melhor possível e vamos ver se o carro corresponde bem, também nas provas de longa duração. Em Monza, eu vou correr com o Átila e o Valdeno, assumindo o carro que venceu a corrida do fim de semana. Mas será uma prova de Endurance, o que muda bastante coisa, como os compostos dos pneus, os freios, entre outros. É uma corrida bem diferente. A prova é mais competitiva, com 50 carros inscritos, diferente também na duração, com três pilotos, uma hora de corrida pra cada um. Vamos lutar para começar bem também”, finalizou.

Programação 1ª etapa Endurance Series – Monza (Horário de Brasília – cinco horas atrás da hora local)

Sábado (11)
Bronze Test: 4h às 5h
Treino livre: 7h05 às 8h35
Pré-classificação: 11h10 às 12h40

Domingo (12)
Classificação: 4h às 5h
Corrida: 9h30 às 12h30 (Transmissão ao vivo no SporTV)

Para mais informações sobre a equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

  • Tags: BlancpainEnduranceSeries, BMWTeamBrasil, Endurance, Itália, Monza,
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: