Notícias

BMW Team Brasil recebe o Selo CO2 Neutro ao assumir o compromisso compensar suas emissões de carbono

Com objetivo de unir esporte e a preocupação socioambiental, o BMW Sports Trophy Team Brasil – patrocinado pelo Banco do Brasil – recebeu o Selo CO2 Neutro ao assumir o compromisso de quantificar e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa, provenientes da logística de transporte de todos os equipamentos, viagens aéreas da equipe e do consumo de combustível durante as sete etapas do Blancpain Sprint Series, um dos principais campeonatos de carros de turismo do mundo. O time conta com os pilotos Cacá Bueno/Sérgio Jimenez a bordo do BMW Z4 #0 e Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf na máquina #30.

A compensação dos gases emitidos pela equipe será realizada com a compra de créditos de carbono de projetos ambientais certificados e auditados, que promovem a redução de emissões de carbono pela preservação e manutenção de reservas florestais (projeto certificado FSC e verificado pela Rainforets Alliance). Este mecanismo faz com que as florestas tenham um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribui para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa, assim como ajuda no compromisso de preservação e perpetuação da floresta e sua biodiversidade.

Antonio Hermann, Team Principal da equipe brasileira, destaca a importância de ações como esta. “Essa iniciativa reforça a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. O projeto contribui para o incentivo das ações que geram impactos na sociedade. É gratificante para nossa equipe poder apoiar e fomentar esse tipo de iniciativa, que promove a conscientização e engajamento de todos no time, e dos parceiros, em prol de um mundo mais sustentável”, enfatiza Hermann.

Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, a parceria com a equipe reforça os importantes apoios da instituição, visando o aumento das iniciativas socioambientais. “O apoio do BMW Team Brasil e de diversas empresas, como o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), Sebrae, Universidade de São Paulo (USP), Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) tem contribuído para viabilizar projetos socioambientais e para a criação de uma lei nacional de pagamentos por serviços ambientais, que instituirá o princípio do “poluidor-pagador e protetor-recebedor. Hoje, nossos programas de neutralização visam: quantificar, reduzir e neutralizar as emissões destes gases, com o apoio a iniciativas brasileiras certificadas de preservação florestal e tecnologia limpa”, considera Beltrame.

Para mais informações sobre programas de neutralização de carbono, acesse Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) e Programa CO2 Neutro (http://bit.ly/SeloCO2Neutro).

Sobre o BMW Team Brasil
Equipe brasileira, cujo patrocinador principal é o Banco do Brasil, está presente no Blancpain Sprint Series, um dos principais campeonatos de carros de turismo do mundo. Chefiada pelos experientes Antonio Hermann, como Team Principal e Washington Bezerra, como Diretor Esportivo, o elenco tem seus carros preparados pela AH Competições. O time é bicampeão da GT Brasil, e vice-campeão brasileiro da mesma competição, nas categorias GT3 e GT4. Em 2013, iniciou sua trajetória em solo europeu, fazendo história ao ser a primeira equipe totalmente verde e amarela presente no Mundial de Turismo. Em 2014, faz sua segunda temporada na Europa, e já conquistou importantes resultados.

Sobre a ECCAPLAN (www.eccaplan.com.br)
A Eccaplan é uma consultoria na área ambiental focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais em empresas, como Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. A empresa desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro (http://bit.ly/SeloCO2Neutro) e Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br).

  • Tags:
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: