Notícias

BMW Team Brasil supera problemas e conquista sétimo lugar na Pro Cup

Problema elétrico na sexta hora da disputa tira Top-5 da equipe brasileira, que mesmo assim mostra força e superação para cruzar a linha de chegada em 13º no geral e entre as 10 primeiras na categoria Pro Cup com os pilotos Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga

A primeira vez a gente nunca esquece e este final de semana vai ficar marcado na história do BMW Team Brasil. O time, comandado por Antonio Hermann e Washington Bezerra, disputou pela primeira vez a tradicional 24 Horas de Spa, quarta etapa da temporada 2015 do Blancpain Endurance Series, com os pilotos Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Felipe Fraga a bordo do BMW Z4 #77.

Após alguns problemas no classificatório, que deixaram a equipe em 42º no geral do grid e 22º na categoria Pro Cup, a equipe mostrou força e superação para cruzar a linha de chegada em 13º no geral e sétimo na Pro neste domingo (dia 26) no traçado de 7 km da pista belga. O resultado poderia ter sido ainda melhor, não fosse um problema elétrico na sexta hora da disputa. O time perdeu 13 voltas para os reparos.

Em uma corrida que começou com chuva e que teve acidentes, várias intervenções do Safety Car, bandeiras amarelas, neblina durante a noite, quebras e algumas surpresas, a vitória ficou com o trio Markus Palttala (Fin), Lucas Luhr (Ale) e Nick Catsburg (Hol), da equipe BMW Sports Trophy Team Marc VDS, após 536 voltas disputadas.

Partindo do final do grid, que contou com 57 carros na disputa, o BMW Team Brasil largou para as 24 Horas com Cacá Bueno a bordo do BMW Z4. Com um ritmo forte, Bueno chegou a estar em oitavo lugar no geral no primeiro stint da prova. Depois entraram Jimenez e Fraga, mantendo um bom ritmo, até acontecer o problema elétrico. Mesmo caindo para além da 30ª posição, a equipe se manteve forte na disputa, durante toda a noite, para cruzar a linha de chegada entre os 10 primeiros da Pro Cup.

Bueno, Jimenez e Fraga também terminaram como os melhores pilotos brasileiros na disputa. Bruno Senna, que correu pela equipe Von Ryan Racing, com uma McLaren 650 S GT3 ao lado do britânico Adrian Quaife-Hobbs e do português Alvaro Parente, ficou em 18º no geral. Augusto Farfus, que disputou a prova pelo BMW Sports Trophy Team Marc VDS com o alemão Dirk Werner e o belga Maxime Martin num BMW Z4, não completou as 24 Horas de Spa, após o carro quebrar com suspeita de um problema na transmissão.

“Foi bom. Não fosse esse problema elétrico na madrugada poderíamos ter chegado em quinto no geral, que era o nosso objetivo inicial antes dos problemas no classificatório. Quando paramos, perdemos uma meia hora nos boxes e isso chegou a mexer com o ânimo do time. Mas nos mantemos focados, porque o objetivo não era só terminar. Queríamos chegar entre os dez primeiros e, pelo menos na nossa categoria, conseguimos”, destacou o carioca Cacá Bueno, que largou e cruzou a linha de chegada para o time.

Jimenez, que disputou uma prova de 24 horas pela primeira vez em sua carreira, também elogiou todo o trabalho da equipe. “Estamos muito contentes com o resultado. Terminamos em 13º no geral e sétimo na categoria Pro, que é a principal do evento. Perdemos 13 voltas nos boxes, o que nos tirou o Top-5. Mesmo assim, a equipe fez um grande trabalho. Nosso carro não teve nenhum problema mecânico e terminar minha primeira 24 horas com este resultado me deixa muito feliz. Andei em dois momentos bem complicados, anoitecendo e amanhecendo, e estou muito contente com o meu desempenho e dos meus companheiros”, celebrou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo.

Fraga também ficou feliz com a experiência. “Fiquei apaixonado pela corrida. Fiz um stint longo à noite e foi muito legal. Uma pena os problemas que nos tiraram do Top-5, mas mesmo assim estou muito feliz com o meu ritmo e por ter feito parte desta experiência”, avaliou o piloto de Palmas, no Tocantins.

Team Principal da equipe, Hermann – que inclusive venceu as 24 Horas de Spa em 1994 na categoria N – ficou satisfeito com a estreia do time no evento. “Acabar a primeira 24 horas é sempre muito importante e conseguimos terminar bem, o que é ótimo. Claro que poderia ter sido melhor, se não fosse o problema elétrico no carro, mas no geral deu tudo certo. Não tivemos nenhum problema maior, nenhuma batida, todos os pit stops foram ótimos e a equipe toda está de parabéns”, completou.

Está prevista a exibição de um compacto das 24 Horas de Spa no SporTV 3 nesta terça-feira (28), às 15h30 e às 21h30.

O próximo desafio da equipe brasileira será pela categoria Sprint Series no dia 6 de setembro, no Algarve (Por), onde também contará com a dupla Átila Abreu e Valdeno Brito. Pela série endurance, o time disputará no dia 20 de setembro a última etapa da temporada, em Nurburgring (Ale).

Os 15 primeiros nas 24 Horas de Spa:
1 Markus Paltalla, Lucas Luhr, Nick Catsburg (BMW Sports Trophy Team Marc VDS BMW Z4) 536 voltas
2 Frank Stippler, Nico Müller, Stéphane Ortelli (Audi Sport Team WRT Audi R8 LMS)
3 Christian Mamerow, Christopher Mies, Nicki Thiim (Phoenix Racing Audi R8 LMS)
4 Pasin Lathouras, Stephane Lemeret, Gianmaria Bruni, Alessandro Pier Guidi (AF Corse Ferrari 458 Italia) *
5 Marcel Fässler, Andre Lotterer, Mike Rockenfeller (Phoenix Racing Audi R8 LMS)
6 Duncan Cameron, Matt Griffin, Francisco Guedes, Davide Rigon (AF Corse Ferrari 458 Italia) *
7 Devon Modell, Alasdair McCaig, Oliver Bryant, Alexander Sims (Ecurie Ecosse BMW Z4) *
8 Leo Matchitski, Jon Minshaw, Jonathan Cocker, Phil Keen (Team Russia by Barwell BMW Z4) *
9 Harold Primat, Vincent Abril, Mike Parisy (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3)
10 Tom Onslow Cole, Stuart Leonard, Michael Meadows, Stefan Mücke (Leonard Motorsport AMR Aston Martin Vantage GT3) *
11 Adrien De Leener, Cedric Sbirrazzuoli, Raffaelle Gianmaria, Toni Vilander (AF Corse Ferrari 458 Italia) *
12 Hubert Haupt, Abdulaziz Al Faisal, Yelmer Buurman (Black Falcon Mercedes SLS AMG GT3)
13 Cacá Bueno, Sérgio Jimenez, Felipe Fraga (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4)
14 John Loggie, Julian Westwood, Callum Macleod, Benny Simonsen (Team Parker Racing Audi R8 LMS Ultra) **
15 Alex Buncombe, Wolfgang Reip, Katsumasa Chiyo (Nissan GT Academy Team RJN Nissan GT-R Nismo GT3)
*Pro Am Cup
**Am Cup
Demais: Pro Cup

Resultado Completo: http://www.blancpain-gt-series.com/results?filter_season_id=5&filter_meeting_id=52&filter_race_id=359

Para mais informações sobre a equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Informações para Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel: 11 4116-5509
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Marketing
HUB-LUB

Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794
contato@hub-lub.com.br

 

  • Tags: 24 horas de SPA, Blancpain Endurance Series, BMW Team Brasil,
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: