Notícias

Carro de Jimenez e Baptista percorre 672 km nos ensaios para as 24 Horas de Spa

Audi #3 é um dos carros que mais tempo passa na pista na abertura dos trabalhos da mais longa jornada do Blancpain GT Series

Foi uma verdadeira maratona. E a corrida ainda não começou.

No primeiro dia de trabalhos para as 24 Horas de Spa, a quarta etapa de endurance do Blancpain GT Series, o trio Sergio Jimenez, Rodrigo Baptista e Filipe Albuquerque percorreu nada menos que 672,4 km a bordo do Audi #3 preparado pela equipe WRT.

A máquina de 585 cavalos esteve entre as cinco que mais tempo permaneceram na pista nas quatros sessões de treino realizadas em Spa-Francorchamps, completando 96 giros.

Conforme esperado, o clima instável marcou presença na mítica pista belga, com a primeira sessão do dia começando com chuva. Nas demais, a pista esteve seca, inclusive no “night qualifying”, sessão noturna que determinou os 20 carros participantes da superpole nesta sexta-feira. O Audi #3 ficou a menos de meio segundo da marca, a exatos 0s441. Com o grid de 65 carros muito apertado, registrou o 27o tempo na sessão, com o português finalizando a sessão. Então foram usadas as marcas computando também o treino anterior, no qual o carro passou um bom tempo no box trabalhando o setup de corrida. Com isso, o trio caiu para a 23a fila no grid.

“Não encontramos o balanço ideal do carro, então aproveitamos para tirar proveito máximo do tempo de pista. Tínhamos uma volta razoável, mas os comissários estão bastante rigorosos com track limits aqui, e acabamos penalizados numa cortada de pista com o Filipe. Como as punições comprometem todas as voltas do stint, acabamos com um tempo pior, que não retrata nossa performance aqui. Vamos sair mais atrás no grid, mas numa corrida de 24 horas não conta tanto assim a posição de largada”, avaliou Sergio Jimenez, que faz sua segunda participação na principal corrida de Gran Turismo do mundo.

Estreante na prova de 24 horas, Rodrigo Baptista, de 19 anos de idade, vem animado por seu primeiro pódio em corrida de endurance na Europa: o terceiro lugar na etapa passada, os 1000 km em Paul Ricard. Ele intensificou o trabalho físico para manter o ritmo na longa prova belga. Hoje foi ele quem passou mais tempo a bordo do Audi R8 LMS do trio luso-brasileiro.

“Estou ansioso para a etapa, ainda mais por ser uma corrida que tem um dia inteiro de duração e demanda uma preparação especial e muito planejamento. Mas acho que as corridas anteriores me ajudaram bastante, principalmente a etapa anterior, em Paul Ricard, quando andei pela primeira vez durante duas horas direto”, observou Baptista.

Ao longo da temporada, o jovem paulista já enfrentou, em etapas distintas, os mais variados desafios que devem se apresentar em Spa. Na estreia em Misano acelerou à noite e com pista molhada, já largou com o Audi de 585 HP nas etapas de sprint, integrou os pit-stops mais rápidos em Silverstone e teve o sangue frio para pilotar durante um longo stint com pneus degradados em Paul Ricard (numa decisão estratégica determinante para o pódio histórico).

A corrida tem largada programada para 11h30 (pelo horário de Brasília) deste sábado, e o grid definitivo será determinado nesta sexta-feira, depois da superpole. O Audi #3 sai em 45o lugar.a

  • Tags:
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: