Notícias

Novidade na pista de Tarumã pode alterar até estratégia de pit stop

  • 29.10.2014
  • Categoria: Stock Car
  • Fonte: RF1 Jornalismo

Para os pilotos da Voxx Racing, Sergio Jimenez e Denis Navarro, nova chicane entre as curvas 2 e 3 deve baixar média de velocidade do veloz circuito gaúcho e agravar o problema de desgaste de pneus

No desenho da pista ou mesmo na extensão do traçado, a diferença será pouca. Mas a introdução de uma chicane entre as curvas 2 e 3 no circuito de Tarumã, que os pilotos da Stock Car estreiam nesta sexta-feira, trará muitas novidades para a rodada dupla deste final de semana segundo a avaliação dos pilotos da equipe Voxx Racing, Denis Navarro e Sergio Jimenez – o paulista está na luta pelo título de 2014, ocupando a sexta colocação na tabela, com 123 pontos, apenas 22,5 atrás do líder.

“Na corrida do ano passado, nós, pilotos, pedimos para que fosse criada uma solução para o problema da falta de área de escape na Curva do Laço (a terceira do traçado gaúcho). Vamos usar a chicane pela primeira vez na sexta-feira e somente depois de passarmos neste trecho os carros da Stock é que dá para fazer uma avaliação. Em todo caso, é uma questão de segurança e, portanto, prioridade para nós e para a categoria. Na parte desportiva, com certeza esta novidade trará alguns impactos importantes, tanto na pilotagem quando no ajuste do carro e também no desgaste de pneu, que deve aumentar”, explica Jimenez, piloto que foi a revelação da Stock Car em 2013 e em seu segundo ano na categoria já está na disputa pelo título.

Denis Navarro também acredita que a nova chicane trará um componente extra de emoção em 2014. “Os pilotos gostam de circuito de alta velocidade e Tarumã é um dos melhores neste sentido, mas também sabemos que é importante haver a segurança para o caso de uma batida, que às vezes pode acontecer por uma falha mecânica e com isso impedir que o piloto consiga evitar um choque forte se não houver área de escape adequada. Sobre o desgaste de pneus, acho que vai aumentar porque deve ser contornada em segunda marcha, exigindo muita tração em sua saída em um asfalto muito abrasivo como é o de Tarumã”, diz Denis.

Apesar da novidade, William Lube acredita que o ajuste do carro para a etapa de 2014 não possa ser muito alterado por conta da forte característica desta pista de alta velocidade. “Por um lado teremos que ter um carro eficiente nesta freada e nesta retomada, mas as outras curvas seguem sendo de alta velocidade e o compromisso maior deve privilegiar esta parte do circuito. Estamos esperando um aumento no consumo de combustível e também no desgaste de pneus, o que tornará a estratégia ainda mais ampla em Tarumã”, diz Lube.

Os treinos para a décima etapa da Stock Car serão disputados a partir de sexta-feira. No sábado, a classificação será às 15h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as duas corridas do domingo a partir das 11h.

Confira a programação completa do fim de semana:
Sexta – 31 de outubro
11h30 – 11h50 – Treino extra 1º Grupo
12h – 12h20 – Treino extra 2º Grupo
13h40 – 14h20 – 1º Treino 1º Grupo
14h30 – 15h10 – 1º Treino 2º Grupo

Sábado – 01 de novembro
09h30 – 10h30 – 2º Treino 1º Grupo
10h40 – 11h40 – 2º Treino 2º Grupo
15h – 16h – Treino classificatório

Domingo – 02 de novembro
10h57 – Volta de apresentação
11h – Largada Corrida 1 (40 min de prova + 1 volta)
11h45 – Pódio
12h05 – Volta de apresentação
12h08 – Largada Corrida 2 (20 min de prova + 1 volta)
12h33 – Pódio
13h – 14h – Visitação aos boxes

Campeonato:

1 – Átila Abreu – 145,5
2 – Rubens Barrichello – 145
3 – Thiago Camilo – 136,5
4 – Cacá Bueno – 134
5 – Julio Campos – 124,5
6 – Sergio Jimenez – 123
7 – Max Wilson – 119
8 – Antonio Pizzonia – 117,5
9 – Marcos Gomes 116
10 – Daniel Serra – 115
11 – Ricardo Mauricio – 112,5
12 – Allam Khodair – 109
13 – Valdeno Brito – 102
14 – Felipe Fraga – 84
15 – Galid Osman – 82,5
16 – Felipe Lapenna – 69
17 – Ricardo Zonta e Rafa Matos – 67
19 – Denis Navarro – 60
20 – Diego Nunes – 55
21 – Popó Bueno – 49
22 – Vitor Genz – 39
23 – Luciano Burti e Gabiel Casagrande – 44
25 – Lucas Foresti – 42,5
26 – Tuka Rocha – 38
27 – Alceu Feldmann – 30
28 – Nonô Figueiredo – 22,5
29 – Bia Figueiredo – 14
30 – Rafael Suzuki – 12,5
31 – Felipe Tozzo – 7
32 – Fábio Fogaça – 6

Sobre o Grupo Cimed

Com 37 anos de mercado é uma empresa 100% nacional. Possui mais de 2.000 colaboradores e 23 centros de distribuição, atendendo a 30 mil pontos de venda em todo o Brasil. O portfólio começou com oito produtos e hoje apresenta mais de 700 itens nos segmentos de medicamentos, suplementos alimentares e cosméticos. O grupo investe em tecnologia e inovação e há 10 anos é chancelado pela Anvisa, da qual recebe o selo de Boas Práticas de Fabricação (BPF). As empresas compõem o Grupo são 10: Cimed Indústria de Medicamentos, Neckerman, Nutracom, Tec Color / Nouvelle, redes de salões Comece pela Cor, distribuidoras Predileta, Instituto Cláudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento (ICM P&D), Indústria de embalagens Cláudia Marques, Associação educacional Cláudia Marques e a Voxx Racing Team, escuderia da Stock Car que leva no nome da linha de suplementos alimentares oficiais da categoria, a Voxx suplementos.

Site: grupocimed.com.br/mktesportivo
Instagram: @voxxracingteam

  • Tags: 10 etapa, Stock Car, Tarumã, Voxx Racing Team,
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: