Notícias

Blancpain Sprint Series: Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf garante top-10 para BMW Team Brasil

A corrida deste domingo (6) no circuito de Zandvoort (Hol), válida pela terceira etapa do Blancpain Sprint Series, começou agitada. Antes de completar o primeiro giro, ainda com pista seca, um incidente entre os carros #60 e #3 obrigou a entrada do safety car. Depois, a chuva deu sinais de que cairia forte, mas acabou sendo mais rápida e menos intensa do que se imaginava, o que dificultou a estratégia das equipes, que não sabiam se usavam pneus de chuva ou de pista seca. No final, a vitória ficou com a dupla Enzo Ide/ Rene Rast, da equipe Belgian Audi Club Team, que se manteve com pneus slick. No BMW Sports Trophy Team Brasil, Nelsinho Piquet/ Matheus Stumpf completou em oitavo, na zona de pontuação, enquanto Cacá Bueno/ Sérgio Jimenez arriscou a estratégia com pneus de chuva e ficou na 14ª posição. A próxima etapa será entre os dias 22 e 24 de agosto, no circuito Slovakia Ring, na Eslováquia.

Em uma corrida confusa, com chove e para, as duplas brasileiras do BMW Team Brasil – equipe patrocinada pelo Banco do Brasil – tinham o objetivo de fazer uma prova de recuperação, visando avançar na disputa e conquistar pontos no campeonato. A dupla do BMW Z4 #30, formada por Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf, manteve os pneus slick, e como a chuva logo parou, isso ajudou a dupla a avançar quatro posições na pista, para terminar a segunda corrida no circuito holandês na oitava posição, conquistando quatro pontos. Esses foram os primeiros pontos de Nelsinho na temporada.

Para a outra dupla do time, a bordo do carro #0, o fim de semana não foi tão positivo. Arriscando uma estratégia diferente, e com o uso de pneus de chuva, a dupla subiu seis posições com relação a largada (20º). Mas mesmo assim, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez terminaram apenas no 14º posto, fora da zona de pontuação, já que na Corrida Principal, apenas os dez primeiros pontuam. Essa é a primeira etapa em que os pilotos do BMW Z4 #0 não marcam pontos. Mesmo assim, Bueno e Jimenez se mantêm no top-5 da classificação, em quarto lugar, com 33 pontos. A liderança segue com Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz. A dupla do Mercedes SLS GT3 #84 totaliza 69 pontos.

O gaúcho Matheus Stumpf reconheceu que o fim de semana não foi o melhor, mas ficou satisfeito em ter avançado na corrida e ter concluído a prova à frente da posição de largada e ainda na zona de pontuação. “O fim de semana todo foi complicado, desde os treinos. Hoje consegui fazer uma boa largada saindo de 12º para oitavo. Sem muita potência nas retas, não dava para chegar nos Audi ou nas Mercedes, então não arriscamos muito. Procuramos acompanhar e não perder o ritmo. Optamos por manter os pneus slick, o que no fim deu certo, já que pouco depois a chuva parou. Foi bom, pelo menos terminamos nos pontos”, avaliou Stumpf, que totaliza 11 pontos e está em 11º na classificação.

O piloto de Brasília, Nelsinho Piquet, assumiu a condução do BMW Z4 #30 na segunda metade da corrida. E mesmo perdendo rendimento em alguns momentos, chegando a ocupar a 11ª posição, soube aproveitar as chances e levar sua máquina para concluir em oitavo. Nelsinho avaliou que a etapa ofereceu alguns desafios a mais, devido às condições climáticas, mas ficou feliz por marcar seus primeiros pontos. “Foi um final de semana complicado, com bastante variação nas condições de pista, aumentando o desafio em Zandvoort. Fico satisfeito pelo meu primeiro top-10 com o BMW Team Brasil”, disse o representante da equipe brasileira que somou 4 pontos e está em 16º na tabela.

Para Sérgio Jimenez, que foi o responsável por fazer a segunda parte da prova, a bordo do BMW Z4 #0, foi um fim de semana pouco produtivo, mas ele espera virar a página na etapa da Eslováquia. “Hoje tivemos um problema no carro, no amortecedor ou na barra estabilizadora, não sei ao certo. E isso atrapalhou bastante, porque além de largar atrás, o carro não rendia. Arriscamos com os pneus de chuva, que naquele momento, se mostrou a decisão certa, mas parou de chover muito rápido e a pista foi secando. Foi uma pena. Este foi um fim de semana que nada deu certo. Agora, vamos levantar a cabeça e trabalhar para voltar aos pontos na próxima corrida”, lamentou o piloto paulista.

Na prova classificatória, no sábado (5), Jimenez abandonou logo no começo, após sofrer uma batida na largada. Bueno nem chegou a pilotar o carro ontem e, somente neste domingo, foi pra pista e largou com o BMW Z4 #0. O carioca usou sua experiência para escapar do acidente, que ocorreu bem à sua frente.

Resultado Corrida Principal em Zandvoort- top-10
1 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 31 voltas
2 Dominik Baumann/Thomas Jager (BMW Sports Trophy Team Schubert), a 1.366
3 Robert Renauer / Jaap Van Lagen (Tonino Team HeberthPorsche 997 R GT3), a 20.732
4 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), a 37.996
5 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), a 49.430
6 S.Halek/ S. Landmann (Grasser Racing Team Lamborghini), a 49.901
7 S. Rosina /P. Kox (Reiter Engineering Lamborghini FLII), a 50.135
8 Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 1:16.398
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 1:26.781
10 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 1:39.434
14 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a uma volta

Classificação do Campeonato (após três etapas /seis provas – top-10):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 69 pontos
2 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 61
3 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
4 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 27
6 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 25
7 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
8 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 20
9 Robert Renauer/ Jaap van Lagen (Tonino Team Herberth Porsche 997 GT3 R) 16
10 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13
11 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 11
14 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 7
16 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4

  • Tags:
  • Compartilhamento:

Categorias

Visualizar notícias por: